OSTEOARTROSE GLENOUMERAL (ARTROSE DO OMBRO)
Artrose ou osteoartrose do ombro é uma doença onde ocorre degeneração e lesão das cartilagens que recobrem a cabeça umeral e/ou a superfÃcie da glenóide (osso que se articular ao úmero, formando o ombro).
Pode acontecer em qualquer faixa etária; porém, é mais comum a partir da 6adécada de vida (50 anos).
Existem dois tipos principais de artrose: as primárias e secundárias. Nas primárias a causa é considerada idiopática, ou seja, não possui um fator determinante único, mas uma soma de fatores, como idade, predisposição genética, nÃvel de atividade fÃsica ou profissional, que desencadeiam o processo. Nas secundárias, a osteoartrose surge com decorrência de alguma patologia, como doenças inflamatórias (artrite reumatoide, artrite psoriática, etc), traumas (fraturas na região do ombro), lesões crônicas dos tendões do manguito rotador, osteonecrose da cabeça umeral ou sequelas de infecção.
O principal sintoma nos quadros de osteoartrose é a DOR, geralmente de grande intensidade e progressiva, que piora com a movimentação. Progressivamente ocorre diminuição da amplitude de movimentos do ombro, levando a uma grande perda funcional e diminuição da qualidade de vida.
O diagnóstico é feito através de exames de imagem, especialmente a radiografia. Exames de imagem adicionais são fundamentais na determinação de lesões associadas, como possÃveis lesões dos tendões do manguito rotador, e para uma eventual programação cirúrgica.